segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jovem executado em Patos era filho de vereador da cidade de Piancó

O jovem assassinado na tarde de ontem (14) na cidade de Patos, trata-se de Assuélio Filho, de 22 anos, filho do suplente de vereador da cidade de Piancó, Nenem de Fandinga (DEM).
Euclides Neto (que foi citado na matéria como vítima) é primo do falecido. Antonio Segundo Cristovão é tio de Euclides Neto.
O corpo de jovem Assuélio está sendo velado em sua residência na cidade de Piancó e o sepultamento está marcado para hoje (15) às 17:00 no Cemitério São Miguel na referida cidade.
O crime
O crime aconteceu na tarde deste sábado na cidade de Patos PB, por traz do Espetinho do Ricardo que fica na Rua Antônio Félix, no Bairro do São Sebastião.
A vítima estava em um veículo Volksvagen modelo Golf, placa MOR 2078, Piancó, quando recebeu os primeiros disparos.
Após abandonar o veículo e correr alguns metros, foi novamente alvejado e veio a óbito ainda no local .
O local foi isolado pela Polícia e enquanto aguardava a perícia, o celular da vítima tocou e quando os policiais atenderam, um homem disse que estava ao lado da catedral esperando a o jovem.
Após a Polícia atender a ligação, se dirigiu ao local marcado e pouco antes de chegar o celular tocou novamente, era o tio da vítima que estava parado em frente à sorveteria Rayane e quando avistou a policia ligou novamente para o celular de Assuélio avisando que a Polícia estava no local.
Ao chegar ao local, encontraram Antônio Cristovão, tio da vítima, que disse à Polícia que estava apenas de passagem por Patos e não sabia de nada a respeito do assassinato do sobrinho. O veículo de Antônio foi revistado e não encontraram nada de suspeito.
Antônio foi levado para a Delegacia para prestar depoimento e o corpo da vítima foi removido para o IML.
Este é o 3º homicídio que acontece esse ano em Patos.

Fonte: MaisPatos.com
Com informações do Blog de Pianco
Retirado de: http://www.aryramalho.com/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

AFASG deseja Feliz 2012 para todos os Filhos e Amigos de Santana dos Garrotes!

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)


Dois ex-aliados políticos poderão disputar a Prefeitura de Pedra Branca

O atual Anchieta Nóia e o ex-prefeito Antônio Bastos são os principais nomes para a sucessão municipal 
A candidatura à reeleição do atual prefeito Anchieta Noia (PTB) é praticamente certa, embora ele ainda não tenha assumido publicamente seus planos de um segundo mandato.

Anchieta não deverá abrir mão do seu direito de disputar a reeleição e, vencendo este ano, entrará para o seu quarto mandato de Prefeito de Pedra Branca.

Mas para isso precisa receber o aval das urnas: no comando do poder municipal e com o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), o prefeito Noia poderá vencer sem dificuldades, como argumenta alguns dos seus aliados.

No entanto, a coisa pode não ser tão fácil como se imagina: a oposição está viva e o seu principal nome é o ex-prefeito Antônio Bastos (PMDB), que poderá disputar a Prefeitura, enfrentando nas urnas um antigo aliado.

Bastos e Anchieta foram companheiros partidários até 2008, quando uma traição política dentro do seu próprio grupo afastou Antônio Bastos, à época prefeito, do PTB e o impossibilitou de concorrer à reeleição, mas ele lançou uma candidata, que terminou derrotada por Noia.

Em seu favor, a oposição local poderá explorar pontos negativos do governo Anchieta, a exemplo da ausência do prefeito da cidade, precariedade da saúde municipal, insatisfação do funcionalismo público, especialmente da educação, e a falta de obras importantes no município.

O asfaltamento da principal estrada pedra-branquense, a PB-356, ligando a cidade a Itaporanga, é outro ponto que deve favorecer a oposição, já que os recursos e o projeto da obra são heranças do mandato do governador José Maranhão (PMDB), antecessor de Ricardo, graças a um compromisso público que Maranhão assumiu com Antônio Bastos em uma visita política a Pedra Branca para o evento de filiação do ex-prefeito ao PMDB no final de 2009. (Por Redação da Folha)
 
 
 

Universidade Estadual da Paraíba - Comvest divulga resultado do vestibular nesta sexta-feira (13/01/2012)

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Marlene Alves confirmou para amanhã, 6, pela manhã, a divulgação do concurso Vestibular 2012 da instituição, por meio da Comissão Permanente do Vestibular – Comvest. A lista dos aprovados estará disponível no portal http://comvest.uepb.edu.br. Este ano, 31.215 pessoas se inscreveram na seleção para a disputa de 3.858 vagas. Outras 1.158 vagas são destinadas para os candidatos oriundos do Sisu/Enem.

A reitora Marlene Alves revelou que a UEPB oferta hoje 46 cursos para 19 mil alunos e dispõe de 1.400 professores e 1.100 servidores técnicos administrativos. As aulas terão início no dia 5 de março. O orçamento da UEPB para este ano é de cerca de R$ 280 milhões. A universidade planeja abrir, de comum acordo com o governador Ricardo Coutinho, novos campi e o primeiro seria no Vale do Piancó (Sertão), acredita a reitora, mas também há pleitos da Zona da Mata (Sapé) e no Vale do Paraíba, região polarizada por Itabaiana.

O vestibular da UEPB realizado nos dias 4 e 5 de dezembro e as provas de Química, Física, Matemática, Biologia, História e Geografia foram aplicadas nos oito campi da universidade.



No total, foram registrados 7.252 candidatos faltosos, representando 23,23% da concorrência. Em Campina Grande, foram eliminados 42 candidatos do certame, pelo porte de aparelhos eletrônicos, sendo em sua grande maioria telefones celulares.

BR 426 - De Piancó à Santana dos Garrotes terá radar!!!

O Dnit – Departamento Nacional de Infra Estrutura vai instalar 44 lombadas eletrônicas e radares nas estradas federais que passam pela Paraíba nos próximos meses. Os equipamentos vão ser instalados em áreas urbanas e não vai haver sinalização de advertência aos motoristas informando a existência dos radares, só a sinalização comunicando o limite de velocidade para o trecho.

A informação é do superintendente do Dnit na Paraíba, o engenheiro Gustavo Adolfo, adiantando que os novos equipamentos vão instalados de acordo com a resolução 393 de do Conselho Nacional de Trânsito – Contran, que diz que a partir de agora não é mais preciso colocar sinalização indicando o ponto dos radares e lombadas eletrônicas.
Gustavo contou que só vai ter a sinalização normal informando o limite de velocidade o o motorista é que vai ter que respeitar e dirigir no limite da velocidade definida para a rodovia ou o trecho por onde ele esteja passando.

Os equipamentos vão ficar em pontos estratégicos e em trechos de grande movimentação de pedestres em trechos urbanos das estradas federais, com o objetivo de coibir os excessos de velocidade.
 

O Dnit também informou que a sinalização indicativa de limite de velocidade vai ser colocada e a sinalização de advertência dos equipamentos antigos vai ser mantida, mas a partir de agora os motoristas é que vão ter que respeitar o limite de velocidade se não quiser ser flagrado pelo radar e pagar uma multa pesada. (Por: Thaisa Aureliano)
 

Superintendência da Funasa/PB libera mais de R$ 4 milhões para 15 municípios em dezembro

A Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB) liberou, em dezembro, um total de R$ 4.105.624,04 destinados a 15 municípios paraibanos.

A verba é referente ao pagamento de parcelas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e convênios entre a Funasa e as Prefeituras Municipais.
O valor é destinado às obras de Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas, Melhoria Sanitária Domiciliar, Sistema de Abastecimento de Água, Água na Escola e Sistemas de Esgotamento Sanitário.
 
 
As ações vão beneficiar uma população em torno de 30 mil habitantes totalizando mais de sete mil famílias. As cidades contempladas foram: Belém do Brejo do Cruz, Cacimbas, Catingueira, Cruz do Espírito Santo, Duas Estradas, Itaporanga, Matinhas, Olivedos, Paulista, Pedra Lavrada, Princesa Isabel, Quixaba, Santa Luzia, Santana dos Garrotes e Santo Antônio. (Por: Ascom)

PAA vai beneficiar 270 mil agricultores familiares em 2012

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) fechou 2011 com mais de 204 mil agricultores familiares inseridos nesse mercado institucional. O orçamento disponibilizado para esta ação pelos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) foi recorde no ano passado, chegando a R$ 794 milhões - e a execução, ainda em andamento, deverá alcançar a quase totalidade do previsto: mais de R$ 775 milhões.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, avalia o PAA como instrumento estratégico de inclusão produtiva e de integração da Política de Segurança Alimentar. “O programa permite aos agricultores familiares a comercialização de produtos junto ao mercado institucional, gerando renda, oportunidades e aquecendo a economia local. Com isso, eles participarão da dinâmica virtuosa do campo”, afirma o ministro.

A expectativa é continuar avançando em 2012, ano que o Governo Federal prevê investir no PAA aproximadamente R$ 1,2 bilhão com aquisições de alimentos para beneficiar cerca de 270 mil agricultores familiares. No âmbito do Plano Brasil Sem Miséria a meta é, até 2014, promover a inclusão produtiva de 255 mil agricultores familiares em situação de extrema pobreza. Outra meta é ampliar, até o final do governo, de 204 mil para 445 mil o número total de agricultores familiares que vendem a produção para o PAA.

"O Programa é um trabalho importante de articulação entre o MDA e parceiros. Estamos vivendo uma época de criar instrumentos para avançar nas nossas políticas públicas, com estratégias focadas na expansão desse mercado para apoiar ainda mais a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Queremos chegar a R$ 2 bilhões no PAA", aponta Afonso Florence.

Instituído pela lei nº 10.696/2003 e atualizado pela Lei nº 12.512/2011, o PAA é uma das ações do programa Fome Zero, criado para garantir às populações em situação de insegurança alimentar o acesso a alimentos saudáveis, com alto valor nutritivo. Além disso, o objetivo é promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA compra a produção da agricultura familiar a preços justos, compatíveis com os praticados nos mercados regionais e com isenção de licitação. Mais de 330 produtos da agricultura familiar, além de produtos tradicionais, também os produtos da sociobiodiversidade e os orgânicos são vendidos no PAA. Leites e derivados, grãos e cereais, frutas (inclui polpas e sucos), hortaliças, raízes e tubérculos, carnes e ovos, farináceos, mel, panificados e massas, doces, pescado, oleaginosas, além de castanhas, açúcares, condimentos e temperos, sementes e outros.

Agroecológicos e orgânicos
No PAA, os produtos agroecológicos ou orgânicos ganham um acréscimo de até 30% no seu preço de venda, conforme estabelecido na resolução nº 39, de 16 de janeiro de 2010 A resolução dispõe sobre os preços de referência para a aquisição dos produtos da agricultura familiar sob as modalidades Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea e Compra Direta Local da Agricultura Familiar com Doação Simultânea.

Para o diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Arnoldo de Campos, a diversidade de produtos ofertados pela agricultura familiar está proporcionando à população uma dieta saudável, respeitando os hábitos alimentares de cada região brasileira. "O PAA é uma importante ferramenta de fortalecimento da agricultura familiar. O desafio é continuar avançando na organização econômica dos agricultores familiares para a consolidação do acesso a mercados e poder ofertar mais produtos aos consumidores", destaca Campos.

"O PAA foi uma alavanca do cooperativismo na agricultura familiar. O programa permitiu uma consolidação, um fluxo de renda, um aprendizado sobre regularidade de entrega, sobre a parte documental, registro, tributos. Isso fez com que muitos empreendimentos conseguissem ir para o mercado, depois de passar pela experiência do PAA", avalia Arnoldo de Campos.

Experiência de sucesso

Exemplo de sucesso no acesso a essa política pública encontra-se no estado da Paraíba. O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho de Santana dos Garrotes e Vale do Piancó (PB), José Soares filho, 53 anos, diz que acessar o PAA trouxe significativas mudanças para a vida dos 77 agricultores que hoje comercializam a produção de 300 hectares de arroz vermelho para o programa. “O recurso é essencial para garantir renda e fortalecer a produção do arroz vermelho. Para a região foi uma bênção de Deus”, afirma.

A modalidade de Apoio à Formação de Estoques pela Agricultura Familiar (CPR Estoque) apoia a comercialização das cooperativas e associações da agricultura familiar para que formem seus estoques e comercializem os produtos em condições mais favoráveis. Nesta modalidade, cada cooperativa ou associação pode acessar até 1,5 milhão por ano pelo PAA, a juros de 3% ao ano. O agricultor pode vender até R$ 8 mil por ano para o PAA.

Fonte: http://www.sonoticias.com.br/agronoticias/mostra.php?id=48882

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Garota Safada terá música na novela da Rede Globo

A Banda Garota Safada recebeu um pedido de liberação de um dos sucessos da banda para fazer parte da próxima novale das sete da Rede Globo. Durante a gravação do CD de Verão no Ninguém me Acha, o vocalista Wesley Safadão divulgou que a música que estará na novela é "Eu Fui Clonado", maior sucesso de 2011.


A Banda Garota Safada estará em Itaporanga no próximo dia 09 levando o público ao delírio com esse e muitos outros sucessos, na comemoração dos 147 Anos de Emancipação Política promovida pela Prefeitura Municipal.

Postado por Ricardo Pereira às 19:11
 

Assassinato em Santana dos Garrotes e atentado à bala em Coremas

Ocorrências foram nesta terça-feira. É o segundo homicídio na região em dois dias: 2012 começou violento
Por Redação da Folha – Dois crimes nesta terça-feira, 3, mobilizam a Polícia Militar da região, um dos quais a morte de um homem, atigido por um tiro no final da manhã em Santana dos Garrotes (foto). Mas antes, durante a madrugada, ao menos três pessoas armadas invadiram uma área onde fica uma queijeira, mataram um cachorro que fazia a segurança do local e dispararam vários tiros contra paredes e portas do prédio, que também teve uma de suas entradas arrombadas com uma alavanca, que foi deixada pelo bando.
A queijeira fica no sítio Mãe D’água, a cinco quilômetros da cidade de Coremas. No momento do atentado, três funcionários trabalhavam no local, um dos quais José Aldo, que acionou a PM, mas os homens fugiram antes da chegada da polícia, embrenhando-se em uma mata por trás do estabelecimento.
Segundo o pilotão de Coremas, a intenção dos homens era botar fogo no local, já que duas garrafas com gasolina foram deixadas por eles durante a fuga. O dono da queijeira é o comerciante Geraldo Ferreira da Silva, de 50 anos, que ficou transtornado com o fato, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br), e que pode ter sido motivado por alguma inimizade do proprietário, embora a polícia não descarte a possibilidade de uma tentativa de roubo. O crime ocorre apenas dois dias depois do assassinato do motorista coremense José Edson Virgulino de Sousa, de 22 anos, morto a tiros por um colega de profissão, que está foragido.
Homicídio em Santana dos Garrotes: foi por volta das 11h30 também desta terça, um homem atirou contra outro em frente à rádio comunitária da cidade, nas proximidades do fórum. Segundo a PM, o matalúrgico José Filho Pereira, de 46 anos, disparou um tiro, possivelmente de revólver, na cabeça do agricultor Leoberto Chagas Silvino, de 45 anos, que residia no sítio Aroeiras, município santanense. A vítima foi levada para Campina Grande e, segundo a PM, faleceu ao dar entrada no hospital.
O crime pode estar relacionado a uma questão passional: a vítima, que era casada e pai de 7 filhos, e o acusado, que é separado e tinha ciúmes do agricultor com sua ex-companheira, segundo a PM, encontraram-se supostamente por acaso e começaram a discutir, momento em que José Filho atirou contra Leoberto. Após o disparo, o suspeito, que mora em uma rua projetada da cidade, fugiu, mas a Polícia Militar continua mobilizada na tentativa de capturá-lo. É o segundo homicídio no Vale em dois dias. O ano começou violento na região. Foto (www.folhadovali.com.br): centro de Santana dos Garrotes, que ficou chocada com o homicídio.

Retirado de:http://www.folhadovali.com.br

Portaria habilita o município de Santana dos Garrotes (PB) a receber Unidade de Suporte Básico, destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192)

PORTARIA Nº 3.117, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2011Habilita o município de Santana dos Garrotes (PB) a receber Unidade de Suporte Básico, destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), da Central Regional de Piancó (PB) e autoriza a transferência de custeio ao Município.O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos I e II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, eConsiderando a Portaria nº 2.569/GM/MS, de 29 de outubro de 2008, que habilita o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) do Município de Piancó (PB); eConsiderando a Portaria nº 2.026/GM/MS, de 24 de agosto de 2011, que aprova as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e sua Central de Regulação Médica das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências, resolve:Art. 1º Fica habilitado o Município de Santana dos Garrotes (PB) a receber 1 (uma) Unidade de Suporte Básico, destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional de Piancó (PB).Art. 2º Fica autorizada a transferência de custeio mensal ao Município no valor de R$ 12.500,00 (doze mil e quinhentos reais), conforme detalhado no anexo I.Art. 3º O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência regular e automática, correspondente a 1/12 (um doze avos) do valor anual acima descrito, para o Fundo Municipal de Saúde de Santana dos Garrotes (PB).Art. 4º Os recursos orçamentários objeto desta Portaria correrão por conta do Orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.302.1220.8761 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir da competência dezembro de 2011.

Por: ALEXANDRE ROCHA SANTOS PADILHA (site: MS)