sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Itaporanga: Secretaria Municipal de Educação promove I encontro de gestores escolares. Confira!

A Secretaria Municipal de Educação de Itaporanga promoveu nesta quarta-feira (06), o 1º encontro de gestores escolares do município. Conforme a Secretária Josilene Gonçalves, a cidade já soma 14 entidades de ensino.


O objetivo do encontro servirá para traçar diretrizes operacionais para o melhor desempenho escolar em 2013. Além da Secretária a frente do evento, também esteve presente alguns coordenadores pedagógicos.
Para Josilene, o encontro foi mais que proveitoso. “Apresentei meu plano de trabalho, além de expor e justificar a real situação do aprendizado dos nossos alunos.” Enfatizou.
 Imagem abaixo:
 
O município disponibiliza hoje na educação básica (creches, educação infantil e ensino fundamental I e II), 1° ao 9° ano além da modalidade jovens e adultos (EJA).Temas como planejamento escolar, estratégias de atendimento especializado (reforço escolar), evasão escolar, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) entre outros foram expostos aos gestores. 
DiamanteOnline com Ascom 

Retirado de: http://palestinaonline-pb.blogspot.com.br/2013/02/itaporanga-secretaria-municipal-de.html

Carnaval 2013: vejam atrações do carnaval de Aguiar, Conceição, Piancó e Coremas

As Prefeituras de Aguiar, Conceição, Piancó e Coremas ultimam os preparativos para o carnaval de rua. A festa começa neste sábado, 9, e  vai até o raiar da Quarta-feira de Cinzas, 13, com diversas atrações musicais. Em Piancó, a folia dá seus primeiros passos já nesta sexta.

Em Aguiar, as atrações, durante os quatro dias de festa, são as bandas Garotos de Luxo e Orquestra de Frevo de Itaporanga, na Praça Miguel Izídio. Além dessas atrações, a folia aguiarense terá a participação de vários blocos carnavalescos da cidade, como tradicionalmente acontece.

No dia 10 (domingo), o primeiro a desfilar é Os Desmantelados, da Rua Isaías Augusto de Carvalho. No dia 11 (segunda-feira), será a vez do bloco Vila Folia, da Vila São Francisco. Na terça-feira, dia 12, último dia de carnaval, as ruas de Aguiar receberão a irreverência do bloco das Virgens. Foto (arquivo): carnaval vai invadir as ruas de Aguiar mais uma vez.

Conceição - Em Conceição, o carnaval de rua é à noite, e durante o dia a festa é no Celeiro Campestre Clube, "com portões abertos para o público folião", segundo o diretor de Comunicação do município, Antônio de Pádua.

O carnaval de rua começa às 21h, no Centro Cultural Elba Ramalho. No dia 9, a abertura será com Garotos do Axé e Forró da Xeta. No dia 10, apresentarão Levada 10 e Bonde da Levada, de Salvador. No dia 11, será a vez de Pegada Segura e Forró do Arromba; No dia 12, encerra o evento conceiçãoense Banda Reluz, Levada 10 e Nagibe, do Rio Grande do Norte.

O carnaval de Conceição também terá como destaque o desfile de blocos carnavalescos e outras atrações musicais. Ao todo, são 37 blocos que estarão, todos os dias, a partir das 17h, participando de um arrastão no centro da cidade. Eles serão animados pela orquestra de frevo Amantes da Lira, de João Pessoa. Entre os blocos, destaque para o Saiu Apulso, que tem 16 anos de existência e, entre os seus componentes, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).
 
 

Piancó - A cidade se prepara para cinco noites de carnaval, começando na sexta, dia 8. As atrações que se apresentarão na Praça Salviano Leite são Nagibe, Forró da Xeta; Horizonte do Samba; Forró da Canxa; Roberto e banda Maior Expressão; Tribala; Flor de Lótus; Forró Deskolados; Los Pandas; e Forró das Minas. Blocos carnavalescos e uma orquestra de frevo também estarão animando o carnaval piancoense este ano.

Coremas - Em Coremas, várias atrações vão fazer o carnaval de rua da cidade. São elas: Orquestra de Frevo Canaã; Orquestra Mistura Fina; Banda Axé Zueira; Tribala; Xinelada Elétrico; Ramon Schnayder (ex-integrante da banda Ala Ursa); Di Mamá, da Bahia; e Karamba na Kara, também atração baiana.

Com a proibição do Governo do Estado de não ceder o açude para a realização de carnaval molhado, por conta da seca, Coremas terá este ano, apenas, festa à noite no centro da cidade.
 
Retirado de: http://www.boaventurapb.com.br/ 

Motoristas pedem providências ao DNIT para recapiar BR 426 entre Piancó e Santana dos Garrotes

Vários acidentes vem ocorrendo com motoristas e motociclistas na BR-426 que liga as cidades de Piancó e Santana dos Garrotes. Os motoristas dizem que é um labirinto a situação que hoje se encontra a estrada. A buraqueira é visível e fica impossível trafegar a mais de 40km por hora. Os buracos chegam a diâmetros de até 50 centímetros e profundidade de 10 centímetros.
 
 
Na semana passada um mototaxista que levava uma passageira até o sítio Brotas foi surpreendido por uma Pick-Up que lhe ultrapassou com cerca de 80 km/h causando grande impacto ao motociclista que adentrou ao mato e sofreu escoriações leves.
Um abaixo assinado está sendo feito por motoristas e motociclistas de Piancó para ser entregue ao DNIT, onde se pede providências urgentes para o recapeamento da BR-426.
 
Retirado de: http://oblogdepianco.blogspot.com.br/2013/02/motoristas-pedem-providencias-ao-dnit.html

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

I AFASG FOLIA – Domingo dia 10/02/2013 ás 13hs


No próximo domingo 10/02/2013 a AFASG/PB (Associação dos Filhos e Amigos de Santana dos Garrotes/PB) realiza o seu primeiro baile carnavalesco “O AFASG FOLIA” - e você é nosso convidado especial.
O evento será sediado no Pátio da Empresa Alubrar Esquadrias de Alumínio de propriedade do Santanense Richelly e terá inicio as 13:00 horas.
Garanta Já seu abadá com os membros da diretoria.
Masculino: R$ 40,00 (Quarenta reais)
Feminino: R$ 30,00 (Trinta reais)
Open Bar: Chopp e Refrigerante
Local do evento.
Endereço Setor ADE, Área de Desenvolvimento Econômico (Águas Claras) Brasília-DF, ADE Conj 23, Lote 27, Águas Claras – DF.
Referencia: Próximo ao Base Atacadista – em frente ao Riacho Fundo I.
Importante salientar: ENTRADA PERMITIDA SOMENTE PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM VESTIDAS COM O ABADÁ!
Crianças até 11 anos não pagam!
A diretoria

Feliz Aniversário - Neto Piçarra!



Hoje Neto Piçarra completa 45 anos, a AFASG/PB presta essa singela homenagem a este grande Santanense.

Neto é reconhecido por sua popularidade, muito alegre e brincalhão, também é uma referencia para do Esporte Santanense.
Piçarra foi um dos grandes jogadores do Futebol da nossa cidade.
Parabéns ao Romário Santanense - Parabéns Neto Piçarra!

                   Muito amor, saúde, sorte e realizações... É o que deseja toda a equipe AFASG. 
A diretoria
 

TSE nega recurso e decide manter candidatura do prefeito eleito de Pedra Branca no Vale do Piancó

A ministra Nancy Andrigghi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu ontem (05) negar seguimento a um recurso contra a candidatura de Allan Feliphe (PR), que venceu as eleições para prefeito de Pedra Branca. O recurso foi impetrado pela coligação 'Por Amor a Pedra Branca', inconformada com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que em dezembro passado manteve o deferimento do registro da candidatura.

No julgamento, o TRE descartou a tese defendida pelo Ministério Público Eleitoral de que teria havido fraude na substituição da candidatura ao cargo de prefeito na cidade de Pedra Branca. É que Allan Feliphe (foto), de última hora, substituiu a candidatura de Antônio Bastos Sobrinho, barrado pela Lei da Ficha Limpa.

O caso de Pedra Branca envolvendo a substituição de última hora foi o primeiro analisado pelo TRE. A Corte também analisou um caso semelhante oriundo da cidade de Cajazeiras. Lá, a prefeita Denise Oliveira entrou de última hora na disputa substituindo a candidatura do marido, o ex-prefeito Carlos Antônio. Nos dois casos, o Ministério Público Eleitoral alegou que a substituição teve o objetivo de ludibriar o eleitorado. “A intenção de ludibriar o eleitorado é escancarada, à medida que o fato que deu origem à substituição não foi alheio à vontade dos sujeitos responsáveis pela conduta", disse o procurador regional eleitoral da Paraíba, Yordan Delgado, em seu parecer.

Também no TSE, a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer contra a substituição: “Em qualquer hipótese é inadmissível que a menos de dois dias das eleições tenham-se como legítimas a renúncia e a indigitada substituição. É portanto, evidente que os candidatos agiram em desconformidade com a boa fé e com a razoabilidade”.


Fonte: Lenilson Guedes
 
Retirado de:  http://www.aryramalho.com/2013/02/tse-nega-recurso-e-decide-manter.html#more

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Nota de Pesar

A reitoria da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, em nome da comunidade universitária, manifesta sua solidariedade a todos os familiares e amigos de José Vitor Jerônimo que faleceu em acidente automobilístico na última sexta-feira.
 
José Vitor era aluno do curso de Agronomia no Campus II, município de Areia e faleceu em viagem para Santa Catarina onde iria prestar concurso público.
A Reitoria da UFPB externa votos do mais profundo pesar, principalmente, a toda comunidade universitária de Areia.
Por: Margareth Diniz
Reitora da UFPB

Retirado de: http://www.ufpb.br/content/nota-de-pesar

José Vitor Jerônimo, foi aluno do Alternativo Cursos - Cursinho Pré Vestibular sediado em João Pessoa (gerenciado pelos Professores Santanenses - Chico Chaves/Josélio Hemar/Silvano Lopes - Júnior, Gil e Paulão - durante os anos 2002/2004). 
Na oportunidade, Vitor fez muitas amizades com vários Santanenses que residiam em João Pessoa e era considerado um santanense de coração...
Descanse em Paz amigo
A Diretoria

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

UEPB deverá ganhar novos pólos no interior do Estado; Vale do Piancó será um dos contemplados

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, anunciou nesta sexta-feira (1º) a elaboração de projetos para a implantação de pólos universitários nas regiões do Vale do Piancó, Vale do Paraíba, Alto Sertão e Curimataú.

Ele revelou que as instâncias superiores da Universidade já têm projetos aprovados que propõem presença da instituição nessas localidades, baseados na leitura geopolítica de desenvolvimento da Paraíba.

Rangel frisou que irá abrir um debate na Universidade com o objetivo de apresentar um projeto ao Governo do Estado propondo a expansão da UEPB para mais cidades do Sertão e outras regiões, uma vez que, segundo ele, para executar esses projetos, a Universidade depende de sua capacidade financeira e de uma articulação política.

De acordo com o reitor, a UEPB não tem condições de executar um processo de expansão nos mesmos moldes do que foi feito na última década, quando vários cursos e campi foram criados.

No entanto, Rangel Junior não descarta a possibilidade de criar uma estrutura menos ousada com uma faculdade, um centro de formação de professores e cursos que atendam somente a vocação econômica de uma região, mas também as carências regionais em relação a capacitação de mão de obra e projetos que envolvam desenvolvimento social.

Para isso, um estudo será feito com vistas a identificar as regiões nas quais a UEPB pode chegar.

Por: Tatiana Brandão

Retirado de: http://www.aryramalho.com/2013/02/uepb-devera-ganhar-novos-polos-no.html

Presidenta Dilma fala em encontro o que prefeitos devem fazer para receberem recursos

Por Redação da Folha - Os prefeitos do Vale do Piancó, especificamente, devem ter recebido como um puxão de orelha a orientação da presidente da República, Dilma Rousseff, de que as Prefeituras do país devem fazer bons projetos para que tenham acesso a recursos federais destinados a grandes obras. A fala da presidenta foi nessa segunda-feira, 28, em Brasília, durante abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos, evento que terminou nesta quarta, 30, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br), e contou com a presença de poucos prefeitos regionais.

A presidenta revelou aos gestores presentes ao encontro que o Governo Federal tem, até 2014, cerca de R$ 66 bilhões para os municípios, dos quais a metade para serem investidos já este ano em obras de infraestrutura.

Os recursos contemplam todas as áreas ministeriais, como o das Cidades (com a construção de mais de um milhão de moradias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, além de obras de pavimentação e esgoto), e Educação (com destaque para construção de novas creches e cobertura de quadras poliesportivas em escolas públicas de até 100 estudantes).

“Quero que vocês (prefeitos) se apropriem das ações da União que beneficiem os municípios; é o momento de construir uma nova agenda e começar a realizar as propostas de campanha”, disse Dilma.

Mas, diante do que disse a presidenta, para usufruir dos cofres da União, os prefeitos devem enviar ao governo projetos bem construídos e elaborados, e que as obras, que serão resultados dessas propostas, estejam dirigidas para beneficiar o maior numero populacional possível, como asfaltamento de várias ruas e saneamento básico completo da cidade, que é uma necessidade de nossas zonas urbanas regionais.

Desde essa segunda-feira, vários temas já foram debatidos no encontro, como distribuição dos royalties do petróleo para a educação, políticas de juventude, igualdade racial, juventude negra e cotas, violência contra a mulher e ações para pessoas com deficiência. O tema Os Municípios na Era Digital também foi debatido no evento, além de políticas de cultura.

Terça-feira e quarta – Nessa terça-feira, 29, o encontro incluiu seminários ministrados pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e palestra com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Nesta quarta-feira, 30, último dia do evento, foram realizados debates sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Prevenção, Monitoramento e resposta a Desastres Naturais. Foto (Roberto Stuckert Filho): presidenta Dilma discursa para prefeitos. 

Retirado de: http://www.folhadovali.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=2748

Casa do Estudante abre vagas para jovens do Vale que desejam estudar em João Pessoa

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os estudantes de baixa renda da região que desejam cursar o ensino médio em escola pública de João Pessoa, mas não têm onde morar, poderão se inscrever a partir desta sexta-feira, 1º , na Fundação Casa do Estudante (Funecap - foto), caso queiram utilizá-la como residência.

As inscrições são feitas na própria Casa do Estudante, que fica localizada na Rua da Areia, nº 567, centro de João Pessoa, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 40 vagas para todo o interior do estado. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

De acordo com o Governo do Estado, “as vagas são destinadas a estudantes do sexo masculino, reconhecidamente carentes e comprovadamente matriculados na Rede Pública de Ensino Médio da cidade de João Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, salvo quando estiver exercendo alguma atividade laboral nos referidos turnos; ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente, no ato da inscrição, os documentos exigidos. No caso de exercer atividade empregatícia, mesmo que comprovada, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da direção da Casa”.

No ato de inscrição, o candidato deverá levar os seguintes documentos: cópia de RG e CPF; comprovante de rendimento (IR, INSS, contracheque, declaração do contador ou sindicato rural); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel); histórico escolar e comprovante de matrícula; uma foto 3×4; atestado de conduta; autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório.
Seleção e contatos - A seleção dos estudantes será feita por meio de avaliação e de entrevista com os candidatos. O resultado deverá ser divulgado até o dia 7 de fevereiro, e o período de recadastramento dos residentes está previsto para os dias entre 7 e 15 de fevereiro, segundo o governo.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (83) 3218-4252 e 3218-4253. A Funecap tem como diretor-executivo Othon Gama.

Histórico – A Funecap tem 76 anos de existência. Durante esse longo período, a Casa do Estudante foi morada de figuras ilustres do Vale, como o ex-governador e deputado estadual Wilson Braga; o engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos José Silvino; e o saudoso jornalista e ex-deputado estadual Soares Madruga.

O irmão de Madruga, o pediatra, escritor e também ex-deputado estadual Paulo Soares, também foi outra personalidade importante que morou na mais conhecida residência da Rua da Areia. Paulinho, como é mais conhecido no meio político e intelectual, publicou um livro de memórias (Nos Tempos do Pedro Américo), que, entre outros tópicos, relembra sua rica passagem pela Funecap na década de 50.

Retirado de: http://www.folhadovali.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=2752