segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Transposição do rio São Francisco foi abandonada por construtoras e o trabalho feito começa a se perder

Cenário de propaganda eleitoral da presidente Dilma Rousseff e responsável por parte de sua expressiva votação recebida no Nordeste, a transposição do Rio São Francisco foi abandonada por construtoras e o trabalho feito começa a se perder. Na Paraíba obras foram iniciadas na cidade de São Jose de Piranhas, na Região do Sertão, com escavações de túneis.
Ex-presidente Lula visitou a cidade de São José de Piranhas antes de sair de terminar mandato.
O jornal Estadão percorreu alguns trechos da obra em Pernambuco na semana passada e encontrou estruturas de concreto estouradas e com rachaduras, vergalhões de aço abandonados e diversos trechos em que o concreto fica lado a lado com a terra seca do sertão nordestino.
O Ministério da Integração Nacional afirma que é de responsabilidade das empresas contratadas a conservação do que já foi feito e que caberá a elas refazer o que está se deteriorando.
Informa ainda que vai promover novas licitações em 2012 para as chamadas obras complementares, trechos em que a pasta e as empreiteiras não conseguiram chegar a um acordo sobre preço. Segundo o ministério, as obras estão paralisadas em 6 dos 14 lotes e em um deles o serviço ainda será licitado.

Redação com Ricardo Noblat
http://www.boaventurapb.com.br

Grave acidente na BR 230 entre Patos e Santa Luzia com 14 mortes

Foram contabilizados 14 (quatorze) pessoas mortas no acidente envolvendo uma Van com placas de Patos, NQC-3724, um Pálio, placas MUJ-0414-São Mamede, um Caminhão Mercedes Benz com placas de Custódia Pernambuco carregado de lenha. E finalmente, um Caminhão 24250 Wolksvagem, placas NXV-7434 Caruaru também do Pernambuco.
Documentos comprovam, de acordo com a PRF, que uma das vítimas era Janete da loja Vernier, porém a oficialização será divulgada através de lista que posteriormente será divulgada pela UML (Unidade de Medicina Legal) após autopsia nos cadáveres.
A tragédia aconteceu neste domingo (04), por volta das 21h quando a Van retornava para Patos trazendo várias pessoas que vinham, provavelmente de João pessoa e Campina Grande. Todos os ocupantes da Van morreram. Dentre eles, uma criança e um adolescente.
Corpos mutilados permaneceram à espera do resgate durante um bom tempo no local do sinistro. Os Bombeiros tiveram dificuldades na hora do resgate. Muitos corpos ficaram presos as ferragens e foi preciso utilizar Alicate Hidráulico para fazer a remoção.
A situação causou perplexidade a todos que presenciaram o resgate das vítimas por conta da violência da tragédia. Moradores da localidade disseram que escutaram um tiro como se um Pneu de um dos veículos tivesse estourado e correram para ver o que tinha acontecido. Ao chegarem ao local, tentaram ajudar no socorro, mas nada puderam fazer a não ser acompanhar as vítimas que agonizavam com os últimos suspiros.
A tragédia mobilizou várias viaturas do SAMU, Bombeiros, Polícia Civil, Militar e Rodoviária Federal. Conforme informações, o motorista do Caminhão que carregava lenha havia se evadido do local, porém essa informação ainda é considerada extra-oficial.
 

Np Sudeste do Brasil aluno recebe o dobro de recursos do Nordeste

Entre 2009 e 2010, os gastos municipais com educação cresceram 10,7%, chegando a um investimento total de R$ 80,92 bilhões. Os dados foram divulgados pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e incluem, na conta, repasses da União e dos estados aplicados na área, pelas prefeituras. O aumento dos recursos é consideravelmente superior ao verificado em 2009, quando a crise econômica impactou negativamente na arrecadação fiscal. Naquele ano, os investimentos na área cresceram apenas 2,8%.

Por determinação constitucional, os municípios são obrigados a aplicar pelo menos 25% da arrecadação de impostos e transferências em educação. O aumento nos investimentos, combinado a uma diminuição da população em idade escolar e, consequentemente da matrícula nas redes municipais, fez crescer o gasto médio anual por aluno – que, em 2010, chegou a R$ 3.411,31 ao ano. No ano anterior, esse valor tinha sido R$ 3.005,27, o que significa um crescimento de 13,5%.

Para Maria do Carmo Lara, prefeita de Betim (MG) e vice-presidente para Assuntos de Educação da FNP, as diferenças salariais dos professores de cada região têm grande impacto nessa conta. Isso porque, em geral, os professores do Sudeste ganham mais do que os do Norte ou Nordeste. “Também tem a questão do investimento em educação de tempo integral. No Sudeste, tem muito mais escolas que já oferecem essa modalidade e o impacto nos investimentos é grande”, explica. A FNP defende uma maior participação da União nos gastos com educação, especialmente nos estados que têm menor arrecadação.

A prefeita de Betim avalia que os gastos em educação cresceram não apenas porque há um aumento na arrecadação e, consequentemente, no percentual de recursos aplicados. Para Maria do Carmo, o fato é que as prefeituras estão mais interessadas em investir na área e “vários” municípios já aplicam mais do que os 25% da arrecadação obrigatórios pela Constituição.

“Hoje, você tem as avaliações e o Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, indicador que mede a qualidade do ensino], que ajudam as escolas e os municípios a estarem mais bem colocados em relação a outros. Isso faz com que os municípios se organizem para melhorar a rede. O investimento em formação de professores aumentou muito”, diz Maria do Carmo.

Analisando o total dos investimentos, o levantamento mostra que houve crescimento das despesas com educação em todas as regiões. O Norte e o Nordeste registraram crescimento acima da média nacional em 2010: 15,3% e 11,8%, respectivamente. No Sul, o aumento dos investimentos foi 8%, no Centro-Oeste, 9,6% e no Sudeste, 10,4%. Os municípios da Região Sudeste respondem por um terço das matrículas municipais e por 46,7% do total de recursos aplicados pelas prefeituras em educação. O Nordeste responde por 26,1% dos investimentos, o Sul por 13,5%, o Norte por 7,9% e o Centro-Oeste por 5,8%.
Por: Agência Brasil
Retirado de: http://www.boaventurapb.com.br

VESTIBULAR DA UEPB COMEÇA NESTE DOMINGO (4), COM MAIS DE 31 MIL CANDIDATOS INSCRITOS

A jornada em busca de uma vaga nos 46 cursos de graduação na Universidade Estadual da Paraíba começa neste domingo (04) para os 31.215 candidatos inscritos no vestibular 2012 da Instituição. Uma das novidades desse ano é a redução no período de provas, que se dará em dois dias, e o consequente aumento no tempo de aplicação do teste, que terá cinco horas de duração, com início às 08h da manhã, quando os portões serão fechados nos 49 locais de exame espalhados por setes cidades da Paraíba - Campina Grande, Guarabira, Catolé do Rocha, João Pessoa, Monteiro, Patos e Araruna.
Os candidatos devem comparecer ao local de provas com ao menos 30 minutos de antecedência, portando documento original com foto (RG, identidade funcional ou identidade militar).
De acordo com o presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COMVEST), Ivan Barros, não será permitido que os candidatos anotem o gabarito, mas aqueles que permanecerem no local de prova até o meio-dia, ou seja, após quatro horas do início da aplicação da prova, poderão sair com seu exame.
Os gabaritos e as provas de cada dia de avaliação serão disponibilizados no portal da COMVEST (www.comvest.uepb.edu.br), sempre a partir das 13h30.
A previsão é que o resultado final do Vestibular da Universidade Estadual da Paraíba seja propagado no dia 06 de janeiro de 2012.

Concorrência do Vestibular 2012 da UEPB
O curso mais concorrido para o processo seletivo desse ano, referente à cota universal, foi Direito/Diurno do Câmpus de Campina Grande, com 29,53 na relação candidato por vaga, seguido por Direito/Diurno do Câmpus de Guarabira, com a concorrência de 27,40.
Retirado de: http://www.boaventurapb.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

100% Paraíba

O craque Marcelinho Paraíba, um dos grandes responsáveis pela volta do Sport Clube Recife para a Elite do futebol brasileiro. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, fala das dificuldades no início de sua carreira, enaltece o seu amor a Paraíba e revela dificuldades dos nordestinos para ingressar em clubes do Sudeste e Sul do País.

Por falar na carreira, são vinte anos de futebol. Começou no Campinense, em Campina Grande, em 1991, quando tinha 17 anos. Fazendo uma retrospectiva, como você enxerga o jovem Marcelo dos Santos, no início dos anos noventa?
Vejo muito esforço, muita dedicação. Uma situação totalmente diferente da que vivo agora. Vim de uma família humilde, pobre e tinha dificuldade até para me alimentar. Morava perto do estádio Amigão e ia treinar a pé. Não tinha feijão, nem arroz na mesa e raramente comia carne. E se tivesse arroz, não tinha feijão. Era uma alimentação inadequada para um atleta. Passei muita dificuldade. Foi mais na raça e na força de vontade que eu comecei a jogar.
Você é filho do centroavante Pedro Cagula, autor do primeiro gol do estádio Amigão, e matador do time do Campinense na década de 70. Como foi a influência dele no seu início de carreira?
Meu pai, quando encerrou a carreira, foi treinador da categoria de base do Campinense e por influência dele entrei no clube. Comecei a jogar, a mostrar o meu valor e fiquei por lá. Subi para o júnior, mas comecei a participar do profissional para compor e fui ganhando espaço. Admirava muito o meia Henágio (ex-Flamengo e Sport). Ele me ajudou muito no toque de bola, em macetes para melhorar meu rendimento.
Como foi impacto do primeiro salário como jogador de futebol?
Foi um alívio quando comecei a ganhar dinheiro. No meu primeiro salário, comprei uma televisão. Depois, fui arrumando a casa da minha mãe, da minha família e comprei coisas pessoais. Até hoje os ajudo, mas não vem de agora, vem daquela época, desde o início.
Tive dificuldade por ser inexperiente e nordestino. Há 20 anos, os nordestinos sofriam uma barreira nos clubes do Sudeste e do Sul. Fiquei meio escanteado, quase não jogava. "
Marcelinho, sobre a passagem pelo Santos
Foi no São Paulo que você ganhou o apelido de Paraíba?
Sim, foi numa quartas de final do Brasileiro de 1999, quando fiz três gols em cima da Ponte Preta e viramos a partida para 4 a 3, no Morumbi. Num dos gols, levantei a camisa com os dizeres "100% Paraíba" como forma de homenagear meu estado. Muita gente tinha vergonha de se assumir paraibano. Nenhum jogador abria a boca para falar que era de uma Campina Grande, por exemplo. Depois desse gesto, apareceram vários Marcelos Paraíbas, Hulk da Paraíba, Nei Paraíba...Hoje em dia, as pessoas têm orgulho de ser paraibanos.
Na época, como foi a repercussão?
Para mim e para a Paraíba foi muito bom, principalmente para a imagem do estado, que começou a ser visto de outra forma. Artistas começaram a surgir, como o comediante Shaolin. Lógico que os talentos dessas pessoas fizeram a diferença, mas sei que o meu gesto os ajudou a derrubar preconceitos. Até hoje, sou respeitado por isso, com vários títulos de cidadão em muitas cidades paraibanas. Meus conterrâneos me elogiam. Sempre por onde eu ando, eu levo o nome da Paraíba comigo.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Foi realizado O 1º Encontro das Oposições de Santana dos Garrotes

Foi realizado o 1º Encontro das Oposições de Santana dos Garrotes neste domingo dia 30/10,na ocasião foi apresentados os pre-cadidatos a Vereadores pela a coligação PT / PMDB e PSC.Veja a lista que poderá ser modificada:

1 - Renio Macedo (PMDB)
2 - Maria do Socorro Feitoza(PMDB)
3 - Willaminson Teotonio(PMDB)
4 - Augusto Antas(PMDB)
5 - Paulo Foto(PMDB)
6 - Dr.Segundo Bezerra(PMDB)
7 - Dr.Luciano Ferraz(PMDB)
8 -Nego Juvilino(PMDB)
9- Zeneide(PT)
10 - Vereador Dida(PT)
11 - Averlândia(PT)
12- Maciel (PT)
13 - Lenildo Morais(PT)
14 - Jaelson texeira(PT)
15 - Zé Ferreira(PT)
16 - Antonio Chaves(PT)
17 - Francisca Nobrega(PSC)
18 - Jose Nildo(PSC)

Fonte :
Portal R2 - http://portalr2.blogspot.com/

Governador RC garante que vai dar apoio as candidaturas a prefeito de Santana dos Garrotes e Nova Olinda em congresso do PSB

Foi realizado ontem 28, o 6º congresso, no auditório do Hotel Ouro Branco, em João Pessoa, contou com a presença de dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados estaduais, secretários, além da maior parte dos pré-candidatos nas eleições 2012 e alguns convidados ilustres, devendo reunir cerca de 350 delegados e delegadas e entrar para a história da política paraibana.



O governador Ricardo Coutinho, presidente de honra do PSB paraibano, e o prefeito da capital, Luciano Agra, estiveram na mesa de abertura dos trabalhos, dando as boas vindas a todas as delegações e, sob o comando do presidente Edvaldo Rosas, iniciando os trabalhos do Congresso, que terão uma pauta que se desenvolverá com a leitura, discussão e aprovação do Regimento Interno do Congresso; Conjuntura estadual; eleição do diretório estadual e suplente; eleição do conselho fiscal e suplente; eleição do conselho de ética e suplente; eleição das delegadas e suplentes ao Congresso Nacional do PSB.
LIDERANÇAS DO PSB DE SANTANA DOS GARROTES E NOVA OLINDA:
Santana dos Garrotes, o presidente do PSB local, Clério Nunes, delegado do partido e pré-candidato a vereador, Vida Velha e Polaco. Em Nova Olinda, estiveram, o ex-prefeito e pré-candidato a prefeito, João Raimundo, sua filha, Daguia Galdino, também ex-prefeita daquele município, como também, o ex-vice-prefeito, João Pinto e o pré-candidato a vice, médico Valeriano de Azevedo. Quem também marcou presença foi o presidente do PSB Novolindense, o jovem Luís Júnior.
No congresso, o governador Ricardo Coutinho ressaltou e garantiu que vai dar apoio as candidaturas a prefeito no próximo ano em Santana dos Garrotes, quem tem como pré-candidato, ex-prefeito Dr. Carlinhos Soares(PSB) e em Nova Olinda, ex-prefeito, João Raimundo(DEM), que tem como vice, Dr. Valeriano de Azevedo(PSB).

Fonte :Blog do Ary

Reunião com canditados a prefeito de Itaporanga

Quase passou despercebida a reunião realizada na última quinta-feira (27), entre os pré-candidatos a prefeito de Itaporanga: o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB) e o ex-vereador Audiberg Alves (PTB).
O encontro restrito à menos de cinco pessoas aconteceu na residência do petebista, por volta das 11h da manhã, e contou ainda com a presença do vereador Zé Porcino (PMDB).
Nas eleições de 2008 o ex-prefeito Antônio Porcino hipotecou apoio ao nome de Audiberg, que na ocasião teve como companheiro de chapa o ex-secretário municipal Paulo Porcino. A dupla acabou perdendo àquelas eleições para o atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), que concorrerá à reeleição em 2012.



A reunião entre Porcino e Berguim se deu devido à cobrança de seus respectivos agrupamentos políticos pela candidatura própria, ano que vem, para enfrentar o grupo da situação, comandado pelo prefeito Djaci.
O que os peemedebistas acreditam mesmo é na montagem de chapa tendo Porcino, na cabeça, e Berguim na vice.
RPScom

Retirado do Blog do Ary: http://www.aryramalho.com/

Morre em Santana dos Garrotes Abelon de Coringa

Morreu na madrugada de hoje o sanfoneiro Abelon de Coringa, como era mais conhecido. Tinha 74 anos, esposa, filhos e netos. A família convida a todos para o sepultamento que ocorre hoje e desde já agradece presença. Abelon era irmão do Padre Coringa que faleceu a poucos dias.
Nossos sentimentos á toda família e Amigos.

Retirado/Adaptado de: http://portalr2.blogspot.com/

Em Itaporanga: Arsenal goleia o Auto Esporte e Mil reis empata com o Cruzeiro

Itaporanga, PB - Foi dado no Estádio O Zezão em Itaporanga, o primeiro ponta pé inicial dos jogos do Campeonato Sub-21, promovidos pela Liga Desportiva Itaporanguense que tem a frente dos seus trabalhos o presidente Edigley Alves.
O primeiro jogo aconteceu no período da manhã, onde a equipe do Arsenal da cidade de Santana dos Garrotes aplicou uma goleada de 4x0 no Auto Esporte. Já no segundo confronto que foi realizado no período da tarde, o Mil Reis enfrentou o Cruzeiro numa partida bem disputada, mas o placar não passou de 0 a 0.
A segunda rodada da competição, será realizada no próximo domingo dia 06 de novembro, onde outros dois jogos acontecerão no estádio O Zezão.
Redação: Francisco Sales