sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FIM DA SECA?: Aesa prevê que março será de chuvas

Uma boa notícia para a população dos 196 municípios da Paraíba que vivem os drásticos efeitos da estiagem que se prolonga há meses e já diziou rebanhos e plantações. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (AESA) prevê que março será um mês chuvoso em praticamente todas as regiões do Estado, incluindo as mais atingidas pela seca.
 


De acordo com a meteorologista do órgão, Marli Bandeira, o mês de março será um período chuvoso. Etretanto, ela alerta que fenômenos climáticos conhecidos como El Niño e La Niña, que são imprevisíveis, podem prejudicar a chegada das águas. “Se tudo ocorrer bem, março será chuvoso nas regiões do Sertão, Alto Sertão, Curimataú e Cariri”, prevê Marli.

Na última quarta-feira (6) já foram registradas no município Bonito de Santa Fé (no Sertão, a 493 km de João Pessoa) e Cajazeiras (no Sertão, a 476 km de Capital) precipitações de chuvas isoladas. Foram 45,7 mm em Bonito de Santa Fé e 13,2 mm em Cajazeiras. Mesmo pouco significatvias, as chuvas foram suficientes para renovar as esperanças de quem vive a maior seca dos últimos 30 anos.

Tradição

Para o homem do campo, o Dia de São José (19 de março) se reveste de grande importância. Reza a tradição que se chover na data, o ano será de bom inverno e de abundância. Porém, se as chuvas não se manifestarem, consideram-se perdidas as esperanças em relação às colheitas.

Os devotos de São José dizem que a tradição é plantar milho no dia do padroeiro e esperar pela chuva. Para o agricultor João Souza - que há mais de 10 anos planta todo dia de São José -, a expectativa é grande por essa chuva em março. “Quando chove nesse dia é sinal de abundância o resto do ano e de boas espigas na noite de São João”, acredita.

Maispb
Retirado de: http://www.aryramalho.com/2013/02/fim-da-seca-aesa-preve-que-marco-sera.html#more

SANTANA DOS GARROTES-PB. Nota da secretaria de educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DOS GARROTES-PB.
PREFEITO Dr. ÉLIO RIBEIRO
 
A secretaria municipal de educação da cidade de Santana dos Garrotes - PB. Vem através deste, convidá-lo (a) para participar de uma reunião que será realizada neste dia (14) fevereiro de 2013 tendo início as 08: h na Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo.

 
Atenciosamente
Ednaura Gouveia de Araújo Teotônio
SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO
A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TÃO POUCO A SOCIEDADE MUDA
PAULO FREIRE

FONTE:  SECRETARIA DE EDUCAÇÃO / POSTADO POR BLOG PALESTINA ONLINE( WABA )
 Retirado de: http://palestinaonline-pb.blogspot.com.br/2013/02/santana-dos-garrotes-pb-nota-da.html

Itaporanga: Secretaria Municipal de Educação promove I encontro de gestores escolares. Confira!

A Secretaria Municipal de Educação de Itaporanga promoveu nesta quarta-feira (06), o 1º encontro de gestores escolares do município. Conforme a Secretária Josilene Gonçalves, a cidade já soma 14 entidades de ensino.


O objetivo do encontro servirá para traçar diretrizes operacionais para o melhor desempenho escolar em 2013. Além da Secretária a frente do evento, também esteve presente alguns coordenadores pedagógicos.
Para Josilene, o encontro foi mais que proveitoso. “Apresentei meu plano de trabalho, além de expor e justificar a real situação do aprendizado dos nossos alunos.” Enfatizou.
 Imagem abaixo:
 
O município disponibiliza hoje na educação básica (creches, educação infantil e ensino fundamental I e II), 1° ao 9° ano além da modalidade jovens e adultos (EJA).Temas como planejamento escolar, estratégias de atendimento especializado (reforço escolar), evasão escolar, IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) entre outros foram expostos aos gestores. 
DiamanteOnline com Ascom 

Retirado de: http://palestinaonline-pb.blogspot.com.br/2013/02/itaporanga-secretaria-municipal-de.html

Carnaval 2013: vejam atrações do carnaval de Aguiar, Conceição, Piancó e Coremas

As Prefeituras de Aguiar, Conceição, Piancó e Coremas ultimam os preparativos para o carnaval de rua. A festa começa neste sábado, 9, e  vai até o raiar da Quarta-feira de Cinzas, 13, com diversas atrações musicais. Em Piancó, a folia dá seus primeiros passos já nesta sexta.

Em Aguiar, as atrações, durante os quatro dias de festa, são as bandas Garotos de Luxo e Orquestra de Frevo de Itaporanga, na Praça Miguel Izídio. Além dessas atrações, a folia aguiarense terá a participação de vários blocos carnavalescos da cidade, como tradicionalmente acontece.

No dia 10 (domingo), o primeiro a desfilar é Os Desmantelados, da Rua Isaías Augusto de Carvalho. No dia 11 (segunda-feira), será a vez do bloco Vila Folia, da Vila São Francisco. Na terça-feira, dia 12, último dia de carnaval, as ruas de Aguiar receberão a irreverência do bloco das Virgens. Foto (arquivo): carnaval vai invadir as ruas de Aguiar mais uma vez.

Conceição - Em Conceição, o carnaval de rua é à noite, e durante o dia a festa é no Celeiro Campestre Clube, "com portões abertos para o público folião", segundo o diretor de Comunicação do município, Antônio de Pádua.

O carnaval de rua começa às 21h, no Centro Cultural Elba Ramalho. No dia 9, a abertura será com Garotos do Axé e Forró da Xeta. No dia 10, apresentarão Levada 10 e Bonde da Levada, de Salvador. No dia 11, será a vez de Pegada Segura e Forró do Arromba; No dia 12, encerra o evento conceiçãoense Banda Reluz, Levada 10 e Nagibe, do Rio Grande do Norte.

O carnaval de Conceição também terá como destaque o desfile de blocos carnavalescos e outras atrações musicais. Ao todo, são 37 blocos que estarão, todos os dias, a partir das 17h, participando de um arrastão no centro da cidade. Eles serão animados pela orquestra de frevo Amantes da Lira, de João Pessoa. Entre os blocos, destaque para o Saiu Apulso, que tem 16 anos de existência e, entre os seus componentes, o deputado federal Ruy Carneiro (PSDB).
 
 

Piancó - A cidade se prepara para cinco noites de carnaval, começando na sexta, dia 8. As atrações que se apresentarão na Praça Salviano Leite são Nagibe, Forró da Xeta; Horizonte do Samba; Forró da Canxa; Roberto e banda Maior Expressão; Tribala; Flor de Lótus; Forró Deskolados; Los Pandas; e Forró das Minas. Blocos carnavalescos e uma orquestra de frevo também estarão animando o carnaval piancoense este ano.

Coremas - Em Coremas, várias atrações vão fazer o carnaval de rua da cidade. São elas: Orquestra de Frevo Canaã; Orquestra Mistura Fina; Banda Axé Zueira; Tribala; Xinelada Elétrico; Ramon Schnayder (ex-integrante da banda Ala Ursa); Di Mamá, da Bahia; e Karamba na Kara, também atração baiana.

Com a proibição do Governo do Estado de não ceder o açude para a realização de carnaval molhado, por conta da seca, Coremas terá este ano, apenas, festa à noite no centro da cidade.
 
Retirado de: http://www.boaventurapb.com.br/ 

Motoristas pedem providências ao DNIT para recapiar BR 426 entre Piancó e Santana dos Garrotes

Vários acidentes vem ocorrendo com motoristas e motociclistas na BR-426 que liga as cidades de Piancó e Santana dos Garrotes. Os motoristas dizem que é um labirinto a situação que hoje se encontra a estrada. A buraqueira é visível e fica impossível trafegar a mais de 40km por hora. Os buracos chegam a diâmetros de até 50 centímetros e profundidade de 10 centímetros.
 
 
Na semana passada um mototaxista que levava uma passageira até o sítio Brotas foi surpreendido por uma Pick-Up que lhe ultrapassou com cerca de 80 km/h causando grande impacto ao motociclista que adentrou ao mato e sofreu escoriações leves.
Um abaixo assinado está sendo feito por motoristas e motociclistas de Piancó para ser entregue ao DNIT, onde se pede providências urgentes para o recapeamento da BR-426.
 
Retirado de: http://oblogdepianco.blogspot.com.br/2013/02/motoristas-pedem-providencias-ao-dnit.html

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

I AFASG FOLIA – Domingo dia 10/02/2013 ás 13hs


No próximo domingo 10/02/2013 a AFASG/PB (Associação dos Filhos e Amigos de Santana dos Garrotes/PB) realiza o seu primeiro baile carnavalesco “O AFASG FOLIA” - e você é nosso convidado especial.
O evento será sediado no Pátio da Empresa Alubrar Esquadrias de Alumínio de propriedade do Santanense Richelly e terá inicio as 13:00 horas.
Garanta Já seu abadá com os membros da diretoria.
Masculino: R$ 40,00 (Quarenta reais)
Feminino: R$ 30,00 (Trinta reais)
Open Bar: Chopp e Refrigerante
Local do evento.
Endereço Setor ADE, Área de Desenvolvimento Econômico (Águas Claras) Brasília-DF, ADE Conj 23, Lote 27, Águas Claras – DF.
Referencia: Próximo ao Base Atacadista – em frente ao Riacho Fundo I.
Importante salientar: ENTRADA PERMITIDA SOMENTE PARA AS PESSOAS QUE ESTIVEREM VESTIDAS COM O ABADÁ!
Crianças até 11 anos não pagam!
A diretoria

Feliz Aniversário - Neto Piçarra!



Hoje Neto Piçarra completa 45 anos, a AFASG/PB presta essa singela homenagem a este grande Santanense.

Neto é reconhecido por sua popularidade, muito alegre e brincalhão, também é uma referencia para do Esporte Santanense.
Piçarra foi um dos grandes jogadores do Futebol da nossa cidade.
Parabéns ao Romário Santanense - Parabéns Neto Piçarra!

                   Muito amor, saúde, sorte e realizações... É o que deseja toda a equipe AFASG. 
A diretoria
 

TSE nega recurso e decide manter candidatura do prefeito eleito de Pedra Branca no Vale do Piancó

A ministra Nancy Andrigghi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu ontem (05) negar seguimento a um recurso contra a candidatura de Allan Feliphe (PR), que venceu as eleições para prefeito de Pedra Branca. O recurso foi impetrado pela coligação 'Por Amor a Pedra Branca', inconformada com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que em dezembro passado manteve o deferimento do registro da candidatura.

No julgamento, o TRE descartou a tese defendida pelo Ministério Público Eleitoral de que teria havido fraude na substituição da candidatura ao cargo de prefeito na cidade de Pedra Branca. É que Allan Feliphe (foto), de última hora, substituiu a candidatura de Antônio Bastos Sobrinho, barrado pela Lei da Ficha Limpa.

O caso de Pedra Branca envolvendo a substituição de última hora foi o primeiro analisado pelo TRE. A Corte também analisou um caso semelhante oriundo da cidade de Cajazeiras. Lá, a prefeita Denise Oliveira entrou de última hora na disputa substituindo a candidatura do marido, o ex-prefeito Carlos Antônio. Nos dois casos, o Ministério Público Eleitoral alegou que a substituição teve o objetivo de ludibriar o eleitorado. “A intenção de ludibriar o eleitorado é escancarada, à medida que o fato que deu origem à substituição não foi alheio à vontade dos sujeitos responsáveis pela conduta", disse o procurador regional eleitoral da Paraíba, Yordan Delgado, em seu parecer.

Também no TSE, a Procuradoria Geral Eleitoral emitiu parecer contra a substituição: “Em qualquer hipótese é inadmissível que a menos de dois dias das eleições tenham-se como legítimas a renúncia e a indigitada substituição. É portanto, evidente que os candidatos agiram em desconformidade com a boa fé e com a razoabilidade”.


Fonte: Lenilson Guedes
 
Retirado de:  http://www.aryramalho.com/2013/02/tse-nega-recurso-e-decide-manter.html#more

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Nota de Pesar

A reitoria da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, em nome da comunidade universitária, manifesta sua solidariedade a todos os familiares e amigos de José Vitor Jerônimo que faleceu em acidente automobilístico na última sexta-feira.
 
José Vitor era aluno do curso de Agronomia no Campus II, município de Areia e faleceu em viagem para Santa Catarina onde iria prestar concurso público.
A Reitoria da UFPB externa votos do mais profundo pesar, principalmente, a toda comunidade universitária de Areia.
Por: Margareth Diniz
Reitora da UFPB

Retirado de: http://www.ufpb.br/content/nota-de-pesar

José Vitor Jerônimo, foi aluno do Alternativo Cursos - Cursinho Pré Vestibular sediado em João Pessoa (gerenciado pelos Professores Santanenses - Chico Chaves/Josélio Hemar/Silvano Lopes - Júnior, Gil e Paulão - durante os anos 2002/2004). 
Na oportunidade, Vitor fez muitas amizades com vários Santanenses que residiam em João Pessoa e era considerado um santanense de coração...
Descanse em Paz amigo
A Diretoria

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

UEPB deverá ganhar novos pólos no interior do Estado; Vale do Piancó será um dos contemplados

O reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Rangel Junior, anunciou nesta sexta-feira (1º) a elaboração de projetos para a implantação de pólos universitários nas regiões do Vale do Piancó, Vale do Paraíba, Alto Sertão e Curimataú.

Ele revelou que as instâncias superiores da Universidade já têm projetos aprovados que propõem presença da instituição nessas localidades, baseados na leitura geopolítica de desenvolvimento da Paraíba.

Rangel frisou que irá abrir um debate na Universidade com o objetivo de apresentar um projeto ao Governo do Estado propondo a expansão da UEPB para mais cidades do Sertão e outras regiões, uma vez que, segundo ele, para executar esses projetos, a Universidade depende de sua capacidade financeira e de uma articulação política.

De acordo com o reitor, a UEPB não tem condições de executar um processo de expansão nos mesmos moldes do que foi feito na última década, quando vários cursos e campi foram criados.

No entanto, Rangel Junior não descarta a possibilidade de criar uma estrutura menos ousada com uma faculdade, um centro de formação de professores e cursos que atendam somente a vocação econômica de uma região, mas também as carências regionais em relação a capacitação de mão de obra e projetos que envolvam desenvolvimento social.

Para isso, um estudo será feito com vistas a identificar as regiões nas quais a UEPB pode chegar.

Por: Tatiana Brandão

Retirado de: http://www.aryramalho.com/2013/02/uepb-devera-ganhar-novos-polos-no.html