quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Oito municípios do Vale são habilitados pelo MC para operar rádios comunitárias

O Ministério das Comunicações (MC) está contemplando com aviso de habilitação para explorar o serviço de rádio comunitária os municípios de Aguiar, Olho D’água, Piancó, Nova Olinda, Igaracy, Curral Velho, Santa Inês e Serra Grande, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
De acordo com o órgão, as entidades interessadas em operar esse segmento de radiodifusão nesses municípios devem ficar atentas para o aviso de habilitação, divulgado no Plano Nacional de Outorgas de rádios comunitárias (PNO).
No PNO 2011, foram abertos processo de habilitação no mês de outubro para Aguiar e Olho D’água, que ainda não têm rádio comunitária. Neste caso, o período de habilitação, que é de 45 dias, já foi encerrado.
O PNO 2012/2013, divulgado em novembro deste ano, publicou o aviso de habilitação dos outros seis municípios regionais contemplados.
Em 2012, o processo de Piancó começa na primeira quinzena de agosto; já para Nova Olinda e Igaracy, este que também ainda não explora o serviço, a habilitação das entidades começa a ser feita na primeira e segunda quinzenas de outubro, respectivamente.
Dos novos municípios contemplados na região com rádios comunitárias, Piancó e Nova Olinda são os únicos que já operam o serviço. Em Piancó, ele é operado pela Associação dos Moradores do Bairro Belo Horizonte (Nativa FM); e, em Nova Olinda, pela Associação de Rádio Comunitária de Nova Olinda (Gravatá FM).
Mas, no Vale, Itaporanga é o único município que tem duas emissoras de rádio comunitária em atuação. O serviço é operado pela Fundação Cultural Anália Rodrigues (Boa Nova FM) e Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Alto do Madeiro (Pedra Bonita FM).
Na região, o serviço de radiodifusão também é operado nos municípios de Boa Ventura, Conceição, Coremas, Diamante, Emas, Ibiara, Pedra Branca, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana.
Dos 20 municípios do Vale, apenas Catingueira ficará descoberta do serviço de radiodifusão comunitária.
Retirado de: http://www.folhadovali.com.br/ Reportagem de: Isaías Teixeira/Folha do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário