Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os estudantes de baixa renda da região que desejam cursar o ensino médio em escola pública de João Pessoa, mas não têm onde morar, poderão se inscrever a partir desta sexta-feira, 1º , na Fundação Casa do Estudante (Funecap - foto), caso queiram utilizá-la como residência.
As inscrições são feitas na própria Casa do Estudante, que fica localizada na Rua da Areia, nº 567, centro de João Pessoa, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Estão sendo oferecidas 40 vagas para todo o interior do estado. Os candidatos inscritos deverão passar por uma seleção, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).
De acordo com o Governo do Estado, “as vagas são destinadas a estudantes do sexo masculino, reconhecidamente carentes e comprovadamente matriculados na Rede Pública de Ensino Médio da cidade de João Pessoa, nos turnos da manhã e tarde, salvo quando estiver exercendo alguma atividade laboral nos referidos turnos; ter renda familiar mensal que não ultrapasse o valor de um salário mínimo e meio e apresente, no ato da inscrição, os documentos exigidos. No caso de exercer atividade empregatícia, mesmo que comprovada, o candidato não poderá ter o horário escolar comprometido, cabendo aprovação da direção da Casa”.
No ato de inscrição, o candidato deverá levar os seguintes documentos: cópia de RG e CPF; comprovante de rendimento (IR, INSS, contracheque, declaração do contador ou sindicato rural); cópia de comprovante de residência (água, luz, contrato ou recibo de aluguel); histórico escolar e comprovante de matrícula; uma foto 3×4; atestado de conduta; autorização dos pais ou responsável por menor de idade para residir na Casa do Estudante, com firma reconhecida em cartório.
Seleção e contatos - A seleção dos estudantes será feita por meio de avaliação e de entrevista com os candidatos. O resultado deverá ser divulgado até o dia 7 de fevereiro, e o período de recadastramento dos residentes está previsto para os dias entre 7 e 15 de fevereiro, segundo o governo.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones: (83) 3218-4252 e 3218-4253. A Funecap tem como diretor-executivo Othon Gama.
Histórico – A Funecap tem 76 anos de existência. Durante esse longo período, a Casa do Estudante foi morada de figuras ilustres do Vale, como o ex-governador e deputado estadual Wilson Braga; o engenheiro e ex-secretário estadual de Recursos Hídricos José Silvino; e o saudoso jornalista e ex-deputado estadual Soares Madruga.
O irmão de Madruga, o pediatra, escritor e também ex-deputado estadual Paulo Soares, também foi outra personalidade importante que morou na mais conhecida residência da Rua da Areia. Paulinho, como é mais conhecido no meio político e intelectual, publicou um livro de memórias (Nos Tempos do Pedro Américo), que, entre outros tópicos, relembra sua rica passagem pela Funecap na década de 50.
Retirado de: http://www.folhadovali.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=2752
Nenhum comentário:
Postar um comentário