Por Redação da Folha - Os prefeitos do Vale do Piancó, especificamente, devem ter recebido como um puxão de orelha a orientação da presidente da República, Dilma Rousseff, de que as Prefeituras do país devem fazer bons projetos para que tenham acesso a recursos federais destinados a grandes obras. A fala da presidenta foi nessa segunda-feira, 28, em Brasília, durante abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos, evento que terminou nesta quarta, 30, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br), e contou com a presença de poucos prefeitos regionais.
A presidenta revelou aos gestores presentes ao encontro que o Governo Federal tem, até 2014, cerca de R$ 66 bilhões para os municípios, dos quais a metade para serem investidos já este ano em obras de infraestrutura.
Os recursos contemplam todas as áreas ministeriais, como o das Cidades (com a construção de mais de um milhão de moradias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, além de obras de pavimentação e esgoto), e Educação (com destaque para construção de novas creches e cobertura de quadras poliesportivas em escolas públicas de até 100 estudantes).
“Quero que vocês (prefeitos) se apropriem das ações da União que beneficiem os municípios; é o momento de construir uma nova agenda e começar a realizar as propostas de campanha”, disse Dilma.
Mas, diante do que disse a presidenta, para usufruir dos cofres da União, os prefeitos devem enviar ao governo projetos bem construídos e elaborados, e que as obras, que serão resultados dessas propostas, estejam dirigidas para beneficiar o maior numero populacional possível, como asfaltamento de várias ruas e saneamento básico completo da cidade, que é uma necessidade de nossas zonas urbanas regionais.
Desde essa segunda-feira, vários temas já foram debatidos no encontro, como distribuição dos royalties do petróleo para a educação, políticas de juventude, igualdade racial, juventude negra e cotas, violência contra a mulher e ações para pessoas com deficiência. O tema Os Municípios na Era Digital também foi debatido no evento, além de políticas de cultura.
Terça-feira e quarta – Nessa terça-feira, 29, o encontro incluiu seminários ministrados pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e palestra com a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.
Nesta quarta-feira, 30, último dia do evento, foram realizados debates sobre Desenvolvimento Rural Sustentável e Prevenção, Monitoramento e resposta a Desastres Naturais. Foto (Roberto Stuckert Filho): presidenta Dilma discursa para prefeitos.
Retirado de: http://www.folhadovali.com.br/site/modules/news/article.php?storyid=2748
Nenhum comentário:
Postar um comentário